comuna

substantivo de dois gêneros

Separação silábica: co-mu-na

Plural: comunas

Significados

  1. substantivo feminino
    Política
    Indivíduo partidário do comunismo, do sistema social e político que defende a propriedade coletiva e a extinção de propriedades privadas; comunista.Etimologia (origem da palavra comuna). Forma abreviada de comunista.substantivo feminino
    História
    Acampamento que, à margem da sociedade, abrigava estrangeiros, especialmente judeus e mouros.Na França, divisão territorial administrada por um prefeito, assistido pelo conselho municipal; conjunto de cidadãos que vive nesse território.
    Regionalismo: Pernambuco
    Grupo de pessoas que se reúne para festejar.
    Antigo
    Associação de burgueses da mesma localidade que tinham o direito de se governar a si próprios.expressão Comuna de Paris. Conjunto de operários parisienses que se uniu contra a dominação e influência na política da classe burguesa, considerada uma revolta do proletariado contra a burguesia, tendo ocorrido de18 de Março a 28 de Maio de 1871.Comuna popular. Na China, organismo em que se agrupam diversas aldeias com o propósito de melhorar a agricultura e de coordenar os trabalhos de interesse geral.Etimologia (origem da palavra comuna). Do francês comune.

Rimas