neutro

adjetivo e substantivo masculino

Separação silábica: neu-tro

Plural: neutros

Significados

  1. adjetivo Que não toma partido em uma discussão, que não escolhe um dos lados; que não se posiciona nem a favor, nem contra; neutral.Que se comporta de maneira imparcial, analisando tudo sem omitir uma opinião tendenciosa: a advogada permaneceu neutra no debate sobre o divórcio.Que não assume estar em um relacionamento com outra pessoa ou não quer se envolver com alguém.Que não se consegue definir; impreciso: expressão neutra.
    Por Extensão
    Cuja tonalidade não é forte nem viva: cor neutra.
    Militar
    Que não toma partido entre as forças beligerantes, entre pessoas ou nações antagônicas.
    Militar
    Cujas forças reconhecem, em princípio, a neutralidade, determinando-se a fazer respeitar seu território em caso de guerra.
    Química
    Que não é ácido, nem base.
    Gramática
    Diz-se de palavras que não são nem masculinas nem femininas: em português não há neutro mas apenas vestígios dele.
    Física
    Diz-se dos corpos que não apresentam eletrização, de condutores que não são a sede de nenhuma corrente.substantivo masculino
    Gramática
    Vocábulo que não apresenta a determinação explícita do masculino e do feminino, sendo considerado não animados (observado em línguas com 3 gêneros).Etimologia (origem da palavra neutro). A palavra neutro deriva do latim “neuter, neutra, neutrum”, formado pela junção de ne “nem, não” e por “uter, utra, utrum”, com o sentido de “um e outro”.

Sinônimos

Antônimos

Rimas