papel

adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros

Separação silábica: pa-pel

Plural: papéis

Significados

  1. substantivo masculino Substância de origem vegetal e consistência pastosa que, seca sob a forma de folha, pode ser usada de várias maneiras.Folha feita com essa substância: ele, ao ler, aproxima o papel dos olhos.O emprego, a função ou o uso de: o papel do oxigênio na respiração.
    Teatro
    Parte que um ator desempenha numa peça de teatro, filme ou ópera; o personagem representado por esse ator: ele faz o papel de um cantor no filme.Dever legal, moral ou profissional que uma pessoa é obrigada a desempenhar: o policial teve papel fundamental na prisão do bandido.Comportamento reprovável, odioso, vergonhoso; vexame, papelão.
    Economia
    Título que representa dinheiro, como ação, letra de câmbio, apólice.Dinheiro impresso em papel; notas.Etimologia (origem da palavra papel). A palavra papel tem sua origem do catalão "paper"; pelo latim "papyrus.i", que significa papiro, papel escrito; do grego "pápuros", com o mesmo sentido.substantivo masculino e feminino
    Etnologia
    Pessoa que pertence ao grupo dos papéis, etnia originária da Guiné-Bissau.
    Linguística
    Idioma dessa etnia.adjetivo Que se refere ao grupo étnico guineense dos papéis.Etimologia (origem da palavra papel). A palavra papel tem sua origem desconhecida.

Sinônimos

Rimas