seco

adjetivo e substantivo masculino

Separação silábica: se-co

Plural: secos

Significados

  1. adjetivo Privado ou desprovido de umidade; que não tem água ou outros líquidos; enxuto.Diz-se dos objetos ou dos alimentos a que, por certos processos, se extraiu a umidade para os conservar ou para exportá-los nesse estado.
    Botânica
    Que não tem verdura, falando-se das plantas: flor seca.Sem gordura; magro, descarnado: indivíduo seco como um varapau.Requeimado pelo calor; ressequido: as árvores secas pelo sol do sertão.Que não tem vegetação, infecundo; árido: encostas secas.
    Figurado
    Que demonstra frieza; de poucas palavras; frio, insensível, severo; rude: um sujeito seco.
    Figurado
    Que é descortês; incivil, ríspido, grosseiro.
    Figurado
    Muito desejoso; sequioso, sedento: estar seco por um cigarro.Desprovido de ornatos ou pompas; simples, breve: carta objetiva e seca.
    Medicina
    Sem expectoração, muco: tosse seca.substantivo masculino plural Gêneros secos que se vendem por medida, como trigo, feijão, grãos em geral etc.: armazém de secos e molhados.locução adjetiva A seco. Diz-se dos salários que se pagam ou se recebem sem obrigação de comida.locução adjetiva Em seco. Fora de água ou lugar úmido: nadar em seco é impossível.Engolir em seco. Ser obrigado a se conformar com uma expectativa frustrada; aguentar firme.Secos e molhados. Ramo de comércio que abrange armazéns e lojas de artigos comestíveis.Etimologia (origem da palavra seco). Do latim siccu, “sem água”.

Sinônimos

Antônimos

Rimas